De Presentão: Astronauta Volta para a Terra em seu Aniversário de 70 Anos!
Quando você completa 70 anos, pense em um bolinho, um monte de presentes e, quem sabe, uma viagem daquelas para a praia. Mas Don Pettit fez diferente! O rapaz, que não é um qualquer, mas sim o astronauta mais vivido da NASA, decidiu que receber o presente de volta ao planeta Terra era o melhor jeito de celebrar mais um ano de vida. No último domingo, ele aterrissou na boa e velha terra depois de uma maratona de sete meses na Estação Espacial Internacional. Isso mesmo, sete meses longe do churrasco do domingo!
A cápsula Soyuz MS-26, que estava com Don e mais dois cosmonautas russos, aterrissou nas estepes do Cazaquistão, um lugar muito mais tranquilo do que a rotina no espaço – e olha que o espaço é bonito, mas não dá pra fazer um pão de queijo!
Durante esse tempinho no alto, Pettit não ficou só olhando as estrelas, não! Ele se meteu em experimentos do tipo: como purificar água (porque beber água espacial não é uma boa ideia), cultivar plantas em microgravidade e analisar como o fogo se comporta sem gravidade – se isso não é ser um cientista maluco, eu não sei o que é! E além das descobertas científicas, ele ainda arrasou nas fotos, mostrando a Terra com uns cliques dignos de Instagram.
E, claro, o homem não é só um jovem de 70 anos, mas um veterano das estrelas, com mais de 590 dias acumulados no espaço ao longo de 29 anos de carreira. Ah, e se você pensou que ele ganhou o título de “vovô do espaço”, vacilou! O recorde de ser a pessoa mais idosa a orbitar o planeta ainda é de John Glenn, que deu uma volta ao redor da Terra com 77 anos em 1998. Uma competição e tanto, não acham?
Agora, no meio de um climão entre os Estados Unidos e a Rússia, a colaboração no espaço continua de boa, com a galera se unindo na Soyuz para fazer história juntos. Aliás, Pettit e seus amigos ficaram tanto tempo na estação que voltaram pra casa completamente diferentes – quem sabe um dia eles não contam esses causos.
Então, parabéns, Don! Esperamos que você tenha comemorado seu retorno com um belo pedaço de bolo (de preferência sem gravidade)!