"Planescape: Unraveled? Mais Lamentado que O Último Copo de Café!"
Preparem-se, amantes dos RPGs, porque aqui vai uma história que poderia ser mais épica que o último boss que você enfrentou! A saga de Planescape: Torment é uma daquelas que faz a gente se perguntar: "E aquele projetinho que ia rolar?" Pois é, o jogo que já fez muitos gamer darem piruetas de felicidade por sua narrativa de outro mundo e ambientação surreal foi praticamente a tela em branco de um quadro que, por um triz, não ficou pronto.
"Quando a Galera do RPG Resolveu Inventar a Roda de Novo!"
Após dar tchauzinho para a BioWare em 2017, David Gaider, o amigo que estava na linha de frente da criatividade, recebeu um convite de Trent Oster, o chefão da Beamdog. Sabe a famosa marca que trouxe de volta clássicos como Baldur’s Gate? Então, a ideia era empurrar adiante Planescape e criar uma sequência com todo o envolvimento da Wizards of the Coast e do grande Chris Avellone, o pai da criatura.
Com aquela faixa "Vem cá, vem cá, vem cá", Gaider queria mesmo era deixar a criatividade fluir em um mundo onde as regras dos RPGs são mais flexíveis que o seu tio dançando na festa de família! A sequência prometia ser uma corrida frenética com Ravel Puzzlewell, um dos ícones do original, em busca de descobrir o sentido da vida — uma verdadeira viagem em busca do elixir do conhecimento, mas sem as barracas de pastel!
"Papel e Caneta na Mão, Mas Sem Grana no Bolso!"
Porém, vem a parte triste da história. Com tudo pronto para dar o start, as editoras não quiseram saber do projeto. Ninguém parecia acreditar que Planescape ainda tinha poderes mágicos o suficiente para salvar o mundo dos jogos! Gaider se questionou: "Será que a galera achou que o mundo de Planescape não tinha mais gás?" Ou, em uma versão mais direta: "Ninguém confia em nós!".
No fim desse lero-lero, nosso herói e sua equipe tiveram que engolir a notícia amarga de que, sem apoio financeiro, o chamativo Planescape: Unraveled foi para o fundo do baú, como aquelas calças de 2005 que você ainda guarda esperando uma nova moda.
"E a Paz na Terra dos Videogames?"
E agora, o que fica dessa novela? Um legado interrompido e muita gente se questionando se a indústria vai continuar com medo de investir no novo. Um lembrete de que arriscar é tão importante quanto o próprio jogo! Fica aquela dúvida no ar: quem irá resgatar Planescape das garras do esquecimento? Afinal, com o sucesso de Baldur’s Gate 3, quem sabe um corajoso aventureiro não aparece para dar um empurrãozinho e trazer de volta a essência desse clássico?
Por enquanto, só nos resta sonhar e revirar o baú das lembranças de tempos gloriosos enquanto torcemos para que a criatividade não fique só em segundo plano!