TITULO: "JUSTIÇA OU FALTA DE VERGONHA? STF ATRAPALHA EXTRADIÇÃO DE TRÁFICO E GOVERNO FICA MUDO!"
Em uma reviravolta que deixa até encrenqueiro de boca aberta, os deputados do partido Novo subiram à tribuna nesta quarta-feira (16) e dispararam um pedido aceso ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira! O motivo? A decisão polêmica do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que bloqueou a extradição de Vasil Gergiev Vasilev, um búlgaro condenado por tráfico de drogas na Espanha!
O requerimento é um grito de alerta! Os parlamentares estão com a pulga atrás da orelha, preocupados com a ousadia do Judiciário que, segundo eles, está metendo suas mãos onde não deve, invadindo a área da diplomacia. “É perigoso! O STF está colocando em risco as boas relações do Brasil com a Espanha, um dos nossos principais parceiros na Europa!”, afirmam. E não é para menos! A atuação do Supremo é vista como uma bomba-relógio na diplomacia nacional, uma verdadeira ameaça!
TITULO: "ESCÂNDALO! ESPANHA DIZ NÃO À EXTRADIÇÃO E SÃO PAULO VIRANDO PIADA!"
E não para por aí. Na terça-feira (15), a Espanha decidiu que não vai extraditar Oswaldo Eustáquio, que tem dois mandados de prisão no Brasil. O país europeu alegou que o pedido do governo brasileiro tinha “motivação política” e estava cheio de picuinhas. O STF já havia mandado prender Eustáquio por crimes graves, como ameaça e corrupção de menores, mas a Espanha simplesmente ignorou. E agora, o que faremos com isso?
Moraes não ficou calado diante do vexame! Deu um ultimato ao embaixador espanhol para apresentar explicações sobre a negativa em cinco dias. Se não, o assunto entra no rol das deep webs nem vistas! O ministro invocou a reciprocidade e fez questão de lembrar que o Brasil e a Espanha têm um tratado que exige entregas de criminosos. Mas será que isso vai dar em algo?
TITULO: "DRAMA NAS RELAÇÕES EXTERNAS! GOVERNO PERDE O CONTROLE E O CIDADÃO É A VÍTIMA!"
Agora, nossos queridos deputados também levantaram questões quentes: Será que houve conversa entre o STF e o Itamaraty antes da decisão? E se sim, será que alguém avisou aos nossos diplomatas que a situação estava pegando fogo? E se o governo não agir rápido, será que veremos mais retaliações por parte da Espanha? São muitos "E se…" que podem bagunçar de vez as relações internacionais!
Uma coisa é certa: a fragilidade da diplomacia brasileira nunca foi tão exposta. O governo que deveria zelar por nossos interesses mostra-se impotente. O que virá a seguir? O povo quer respostas! O Brasil não pode ser o centro de um circo armado pela burocracia e pela falta de atitude!