Europa dá tchauzinho aos EUA e afeta a bolada dos gringos!

Redação
By
4 Min Read

Sem Passaporte, Sem Amor: Europeus Estão Dando Tchau aos EUA!

David Pereira, 53 primaveras de sabedoria, trocou a tranquilidade de sua vida na França pela aventura nos Estados Unidos. O homem que cresceu embalado por músicas, filmes e sonhos de um motor V8, decidiu que era hora de conhecer o berço da cultura pop. Mas, ao invés de ver sua bandeira na Terra do Tio Sam, o que ele encontrou foi um verdadeiro balde de água fria na vibe do turismo!

Caiu a Ficha (E a Demanda): Queda de 17%

A coisa tá feia, meu povo! O turismo americano tá tomando umas patadas na cara e todos estão sentindo. Desde que o ex-todo-poderoso Trump assumiu o trono, a galera do Velho Continente começou a dar um sorrisinho amarelo só de pensar em atravessar o Atlântico. O Financial Times, com sua manchete que mais parece um grito de socorro, já deixou claro: galera da Europa tá cancelando suas férias nos EUA por conta das loucuras políticas do homem de cabelo de pomada.

Quer um número pra engolir seco? Um tal de International Trade Administration (ITA) mandou a real: em março, o número de europeus que passaram a noite nos EUA despencou 17% em relação ao ano passado. E não é só uma quedinha, não! É uma verdadeira avalanche, e o turismo, que sempre fez chover uns trocados na economia americana, tá sofrendo como cachorro com pulga.

Reservas em Queda: Hora de Olhar para o Lado

E a galera do turismo não tá tomando só um cafezinho da manhã olhando para os gráficos. O famoso grupo Accor, que gerencia hotéis de dar inveja até em palácio, confirmou que as reservas de europeus para este verão caíram 25%! Pode crer que a turma preferiu pegar um avião pro Canadá, América do Sul ou até pro Egito ao invés de arriscar a visita ao "O País das Maravilhas".

Além disso, a Tourism Economics não segurou a mão e rebaixou suas previsões para o setor de turismo nos EUA de 5% para 9,4% de queda. O CEO da Accor, enquanto conversava com a Bloomberg, até filosofou: "Parece que a ansiedade de colocar os pés em solo desconhecido tá pegando pesado!"

O Mundo Olhando de Lado

E não para por aí, não! Países da Europa já deram um toque nos seus cidadãos, pedindo cuidado ao cruzar a fronteira dos EUA, e até a China entrou na dança: “Avaliem os riscos,” disseram eles. Aqui no nosso quintal, até o Canadá notou que a galera tá deixando o carro na garagem e não tá mais fazendo a famosa travessia pros States — uma queda de 23% nas viagens de carro. Socorro!

E se achou que a aventura ia acabar só por aqui, se enganou! Um verdadeiro boicote aos produtos americanos tá tomando conta da Europa. Grupos e hashtags, como “Made in CA” e “Boykot varor fra USA”, estão começando a pipocar por aí, incentivando a compra de produtos nacionais e de outras partes do mundo.

E Aí, Vão Ficar Onde?

No fim das contas, o que está rolando é um verdadeiro xadrez geopolítico, com seus desdobramentos e críticas, deixando a reputação dos Estados Unidos em baixa. Enquanto europeus andam preferindo as belezas do Egito e a paz do Canadá, os gringos precisam correr atrás do prejuízo — ou talvez aprender a fazer um instagramável sanduíche de pastrami para recuperar a moral.

E aí, galera? Quem vai querer encarar essa viagem agora?

Share This Article