Bomba: Kopenhagen PERDE a Exclusividade da “Língua de Gato” e o Povo Celebra!
Em uma reviravolta que promete agitar o mercado de chocolates, a Kopenhagen sofreu um duro golpe: o Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiu, por UNANIMIDADE, que a expressão “língua de gato” não é exclusiva da famosa marca! É isso mesmo, a Justiça deu uma rasteira na gigante do chocolate e declarou que o termo é GENÉRICO.
Justiça em Ação: Cacau Show Hurra com Vitória Judicial!
No dia 8 de abril, a Justiça não deu mole: decidiu que todo mundo pode usar “língua de gato”. A Kopenhagen, que já tinha enfrentado um revés anterior, agora se vê nas cordas. Zangada, a empresa já prometeu recorrer, mas o que será do seu império de chocolates? A pergunta não quer calar!
A Batalha dos Chocolates: Kopenhagen vs. Cacau Show!
O embate começou em 2020, quando a Cacau Show lançou seu irresistível “Panetone Miau”, bem parecido com as delícias da Kopenhagen. O juiz, o desembargador Wanderley Sanan Dantas, lacrou ao lembrar que a expressão “língua de gato” existe desde o século XIX e descreve um tipo de chocolate que todo mundo ama. Ou seja, ninguém pode querer segurar um termo que é patrimônio do povo!
O Que Diz o Relator? Exclusividade Aqui Não!
Sanan Dantas foi direto: “Marcas que clamam exclusividade sobre nomes genéricos comprometem a livre concorrência”. De acordo com ele, se a Kopenhagen tivesse vencido, outras empresas poderiam se ver impedidas de usar suas próprias receitas que envolvem chocolate. O que é isso, Brasil? Uma verdadeira ditadura do chocolate?
Kopenhagen em Apuros: Uma Exigência do Mercado nos Tempos de Hoje!
As tentativas da Kopenhagen de se apropriar de um termo básico do nosso vocabulário foram rechaçadas. A empresa lançou mão de argumentos fracos dizendo que tinha adquirido “distintividade”. Wah, wah, wah! O magistrado deixou claro que um nome que serve para todos não pode ser fechado em um cofre de marca registrada!
E o Povo? Ora, o Povo está Celebrando!
Enquanto isso, os chocolovers do Brasil assistem a tudo isso de camarote, celebrando a boa nova! A Cacau Show, que há muito disputa espaço no coração dos consumidores, parece ter dado um golpe certeiro na rival, que agora vai penar na Justiça tentando se manter relevante.
É isso aí, o jogo virou! E nós, meros mortais, só temos a agradecer por mais uma vitória da JUSTIÇA contra os monopólios do chocolate! Em tempos de crise, o povo merece opções e o livre uso de DELÍCIAS! Que venham mais chocolates pro nosso prato! 🍫✨