Jojo Todynho causou um verdadeiro rebuliço nas redes sociais na semana passada! A diva do funk decidiu soltar umas verdades sobre o SUS e acabou arrumando uma confusão daquelas. Tudo começou quando ela, com seu jeitão direto e sem rodeios, lançou uma crítica: “A hipocrisia dos que defendem o SUS, mas não usam.” E quem não ficou feliz com isso? Praticamente todo mundo, incluindo famosos e até o Ministério da Saúde!
A declaração dela não passou despercebida e gerou uma verdadeira chuva de comentários. Cezar Black, ex-BBB e enfermeiro do coração, foi um dos que não deixou barato e virou a voz da indignação contra as palavras da cantora. Já a apresentadora Cariúcha foi mais direta que flecha e não segurou o verbo: “Se não fosse o SUS, o Brasil já tinha acabado!” Uau, que viagem, hein?
Em meio a todo esse bafafá, o Ministério da Saúde entrou na dança e decidiu responder Jojo com uma boa dose de humor. Lançaram uma cartilha explicativa dizendo: “Que mico foi esse? Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS.” Porque se tem uma coisa que os fãs do SUS adoram, é uma boa zoeira!
E a cartilha trouxe dados que, olha, deveriam ser gravados a fogo no coração da galera. A pesquisa mostrou que quem mais usa o SUS é também quem mais valoriza o sistema. Sem contar que, mesmo a turma que tem plano de saúde, em algum momento acaba tirando um tempinho para dar uma passadinha no SUS.
Para ilustrar a importância desse sistema, a cartilha trouxe exemplos do dia a dia:
– Chamou uma ambulância do SAMU? Isso é SUS, bebê!
– Tomou vacina? É SUS também, nem se esqueça disso!
– Doou sangue ou órgãos? Pra quem você acha que isso vai? Diretão no SUS!
– Comprou comida ou remédios? A Anvisa, que regula tudo isso, também faz parte do SUS!
– E a água potável que você recebe em casa? Tem supervisão do SUS, meu amigo!
E não para por aí! O SUS é um modelo tão bom que tá até inspirando outros países, como o Reino Unido, que quer adotar algumas estratégias brasileiras. Toma essa, Jojo!
No final das contas, o que parecia ser uma polêmica sem fim acabou sendo uma bela oportunidade para reafirmar a importância do SUS. O bom humor do Ministério da Saúde conquistou a galera, e a questão virou uma verdadeira campanha de conscientização. Então, se você ainda tinha alguma dúvida, fica a dica: SUS é vida!