Surpresa! Jogos se apaixonam por placas antigas em vez das novíssimas GeForce RTX 50!

Redação
By
3 Min Read

Nvidia RTX 50: Quase como um filho que não gosta da mãe!

Se você é gamer do tipo que adora jogar aquele clássico de uma década atrás, pode ter que repensar sua vida ao comprar uma nova GeForce da série RTX 50. A nova geração tá chamando, mas a nostalgia pode custar caro!

Cadê o PhysX, Bicho?

Os grandes títulos que jogamos e amamos, como Mirror’s Edge, Batman: Arkham e Assassin’s Creed: Black Flag, estavam contando com o PhysX, que dá aquele tempero na fumaça e na neblina, deixando tudo mais bonito e real. Mas a Nvidia mandou um e-mail falhando a despedida, jogou a poeira para debaixo do tapete e esqueceu de avisar que essas novas placas estavam cortadas do rolê.

RTX 40: O Old School Que Sai na Frente!

Olha só que parada insana! Mesmo sendo mais antigas, as placas RTX 40 estão dando um show em cima das novatas no quesito desempenho nesses joguinhos do passado. Uma galera começou a reclamar, e a Nvidia teve que engolir a seco a confirmação: as RTX 50 sofreram um “apagão” no suporte ao PhysX. O que é isso, meu amigo?

Não É Nada Pessoal, É Só Tecnologia!

E para piorar, se você der uma passada no suporte da Nvidia, vai encontrar um aviso que fala de CUDA de 32 bits, mas o PhysX fica lá escondidinho, como aquele primo que só aparece em festa de família. Os usuários na internet já estão fazendo a festa, listando os jogos com PhysX e descobrindo que a performance depende muito mais da CPU. Ou seja, títulos como Mirror’s Edge e Batman: Arkham Asylum estão perdendo pontos nas provas de desempenho!

FPS Em Queda Livre!

E não pense que o drama parou por aí. Um corajoso de Reddit tentou ativar o PhysX em Borderlands 2 e viu o FPS despencar que nem patinho no lago – menos de 60, em vez dos gloriosos 120 que sua RTX 4090 entregava. É, não tá fácil pra ninguém…

Calma, Nem Tudo Está Perdido!

Mas calma que não é hora de chorar, não! Os jogos que ainda dependem do PhysX são poucos, e dá pra jogar sem muitos piripacos, mesmo que de forma menos glamourosa. Os games novinhos estão usando outras tecnologias e tudo funciona direitinho nas RTX 50.

Fica aqui a lição: se você for adquirir uma RTX 50, pergunte antes se seu jogo favorito tá na lista dos “desamparados”. Porque, né, quem não gosta de um joguinho bonito e funcionando?

Share This Article