"Aranha Zumbi: A Última Moda do Terror Aqui no Galpão!"
Em um galpão de armazenamento de pólvora que mais parecia o cenário de um filme de zumbis, uma aranha decidiu que era hora de fazer as malas e transformar esse local fresquinho e sombrio em sua nova mansão. Mas, adivinha só? Em vez de só uma simples aranha, a equipe de um programa de natureza da BBC se deparou com um verdadeiro "The Last of Us" em forma de aracnídeo! A coitada da aranha estava tão mal que já estava com um fungo branquíssimo saindo de seu corpinho. Imaginem só o desespero desse bicho!
Como se não bastasse, a tal aranha zumbi foi descoberta por uns voluntários no Castle Espie Wetland Centre que, além de ajudar a filmar, também se tornaram suspeitos durante o processo. Harry Evans, um dos cientistas que estava no local, ficou tão intrigado que pediu a amostra assim que as câmeras pararam de rodar. "Acho que temos algo inusitado aqui, galera!" disse ele, já sonhando com prêmios de melhor filme de horror do ano.
E a história do fungo é de arrepiar! Um tal de "tubo germinativo" se instala no corpo da aranha, quase como um inquilino indesejado que não sabe a hora de ir embora. Esse fungo faz o que sabe fazer de melhor: toma conta do bicho e transforma a aranha em um verdadeiro "zumbi". É, parece que além de atormentarem as pessoas nos filmes, os fungos também têm uma quedinha por aranhas!
João Araújo, outro cérebro por trás do estudo, ressaltou que além de deixar os aracnídeos com estilo zumbi, saber mais sobre esses fungos pode ajudar a combater pragas agrícolas. Na verdade, um parente desse fungo é tão esperto que ajuda pacientes que fazem transplante de órgãos a não rejeitar os transplantes. Olha que útil!
“Esses amigos são os químicos mais descolados da natureza e as únicas fontes de novos antibióticos que sabemos até agora. Precisamos correr e descobrir mais antes que os ecossistemas decidam dar tchauzinho e levem os fungos com eles", concluiu Araújo, como quem dá uma injeção de ânimo no rolê.
Então, já sabe: fique atento, porque onde tem aranha, pode ter fungos zumbis fazendo a festa! E quem sabe, na próxima vez que você avistar uma dessas, pode estar olhando para um futuro bem mais interessante do que imaginava!