Formado e Frustrado: O Misterioso Mundo dos Superqualificados em Café!

Redação
By
3 Min Read

Formatura, Mas Cadê o Emprego? A Saga dos Superqualificados da China!

Quando seu diploma vale menos que um café

Prepara o coração porque lá vem história! A Geração Z tá com a corda toda, mas a vida não tá fácil não, meu amigo! Se você achava que ser um universitário na China era um passaporte dourado para o sucesso, se engana! Existem formados em renome trabalhando como garçons, entregadores e até assistentes de polícia. É como se a China fosse a terra dos super-heróis com diplomas!

Emprego: A Paixão que Virou Desilusão

Dizem que quem estuda sempre se dá bem, mas com a economia chinesa mais balançada que pião, a coisa tá complicada! A galera jovem tá sem opções e, ao invés de salvarem o mundo com suas formações, acabam fazendo bico em trabalhos que não têm nada a ver com suas habilidades. Tem graduado que se pergunta se valeu a pena tantas noites de estudos quando vê a família olhando pra ele com cara de quem viu um pato andar de bicicleta.

Um garçom falou que a pressão familiar é tipo o peso de um elefante na sua cabeça. Ele se formou numa baita escola e, mesmo assim, tá servindo mesas. Mas esperem! Ele não jogou a toalha, não! Sonha em gerenciar um hotel, porque o sonho nunca morre.

Mãe, Tô Empregado, Mas Com Diploma de Papel!

O professor Zhang Jun, que já deve ter visto muita coisa nessa vida, comentou que os jovens precisam dar uma reavaliada nas expectativas. Em outras palavras: acha que vai ser rico só porque tem diploma? Pode sentar e pesquisar mais, meu amigo! Enquanto isso, o Reddit tá pegando fogo com dicas sobre como engenheiros elétricos tão mais valorizados que muitos doutores. É a era do “se sua profissão não tá bombando, é hora de virar um eletricista poderoso!”.

Pressão Familiar: O Vilão da Rua

E pra não passar batido, quem colocou essa pressão toda sobre os jovens? Isso mesmo, Geração X e Baby Boomers. Com essa pressão toda pra fazer faculdade e arranjar um emprego chique, muita gente se esqueceu do que realmente importa: fazer o que gosta! A vida não é só ralação, é também curtir a vibe e se encontrar no meio do caos.

Então, pessoal, fica a dica: o importante é ser feliz e, se preciso, mudar os planos e enfrentar o mundo de uma nova forma. Afinal, o mundo é doido, mas a gente pode ser mais doido ainda!

Share This Article