Partícula de Luz chega a 37 dimensões: a física quântica dando uma volta no quarteirão!

Redação
By
3 Min Read

Título: Luz, Câmera, 37 Dimensões: O Show Quântico da Ciência!

A ciência não está de brincadeira, meus amigos! Uma nova pesquisa saiu do forno e a gente já pode dizer que a mecânica quântica está levando o "não clássico" a um nível que nem o melhor dos filmes de ficção científica imaginou. Agora, imagina só: partículas de luz se aventurando por 37 dimensões ao mesmo tempo. Isso mesmo, como quem tem uma festa e convidou todas as dimensões para a balada!

Quem colocou a mão na massa dessa vez foram físicos de várias bandas lá na China, que, muito provavelmente, estavam tentando entender o que a luz disse sobre a mecânica quântica. Sim, porque, em se tratando do universo, quanto mais você mexe, mais ele mostra que não entende a nossa lógica.

A Grande Confusão: Unindo o Que Nunca Deveria Ser Unido

Para quem não está familiarizado, a mecânica quântica é como aquele primo esquisito da família da física. Enquanto a relatividade geral lida com as grandes aventuras, como planetas e buracos negros, a mecânica quântica está lá no microcosmos, onde tudo é confuso e estranho. E, por décadas, a galera tentou juntar esses dois mundos. Mas como juntar água com óleo? Não ia dar certo e deu… mais confusão ainda!

Nessa nova empreitada, os cientistas se debruçaram sobre o famoso paradoxo de Greenberger-Horne-Zeilinger, ou, em bom português, o “paradoxo do fiquei confuso!”. Para alegrar a festa, eles trouxeram ajuda na forma de luz laser e um processador fotônico feito de fibra óptica. E o resultado? Fótons dançando em 37 dimensões, enquanto nós aqui, coitados, ficamos presos em três espaciais e uma temporal!

Estudo Revelador: A Quântica Está Cada Vez Mais Louca!

De acordo com a equipe, esses novos experimentos não só tiraram algumas dúvidas sobre a teoria quântica, mas também deixaram o campo aberto para novas pesquisas. Ou seja, a mecânica quântica está mais maluca do que pensávamos, e a gente só tem a agradecer por esse espetáculo.

Resumindo a história: enquanto nós tuitamos sobre a vida, a luz tá vivendo a verdadeira vida loka! E quem sabe o que mais essa galera da física vai descobrir enquanto a gente tenta encontrar o controle remoto? Por enquanto, vamos tocando a vida aqui em nossa humilde terceira dimensão.

Share This Article