Os amantes de Fórmula 1 e cinema estão a mil por hora com uma super notícia: o tão esperado filme “F1”, com Brad Pitt no volante, vai dar as caras nos cinemas internacionais no dia 25 de junho de 2025! E se você está por aqui no Brasil, pode se preparar para a estreia na primeira semana de julho. Para quem se aventura no universo das corridas e quer saber onde fazer suas apostas (não que eu esteja incentivando!), essa nova produção promete ser uma verdadeira voltinha emocionante na pista!
Agora, vamos ao que interessa: o enredo! Brad Pitt, nosso eterno galã, interpreta Sonny Hayes, um piloto que teve sua carreira interrompida por um baita acidente nos anos 90. Depois de um tempo se rebatizando como aposentado, ele é chamado por Ruben (Javier Bardem, só isso!), dono de uma equipe, para dar uma forcinha ao jovem prodígio Joshua “Noah” Pearce, que é vivido pelo Damson Idris, na equipe fictícia Apex Grand Prix (APXGP). O filme promete uma montanha-russa de emoções, com muitas voltas e reviravoltas na relação entre o mentor e seu pupilo nesse mundo competitivo e cheio de velocidade da Fórmula 1.
E não pense que vai ser só uma fuselagem feita nos fundos de casa! A direção é de Joseph Kosinski, que dirigiu “Top Gun: Maverick”, e a produção é do mago Jerry Bruckheimer. As filmagens aconteceram em pistas reais, como Silverstone e Hungaroring. E atenção para a preparação dos astros: Brad e Damson se jogaram em treinos pesados, pilotando carros modificados de Fórmula 2 para dar aquele toque de autenticidade nas cenas de corrida. E quem mais poderia dar uma ajudinha? O heptacampeão Lewis Hamilton, que entrou como produtor e consultor, garantindo que tudo fique bem parecido com a realidade das pistas.
Com tudo isso, é certo que o filme vai correr para o sucesso nas bilheteiras, e parece que Brad se apaixonou de verdade pelo universo da F1!
Enquanto “F1” não chega para a gente, que tal relembrar alguns filmes clássicos sobre corridas que valem a pena dar uma olhada?
Primeiro, temos “Rush: No Limite da Emoção” (2013), com Chris Hemsworth e Daniel Brühl. O filme mergulha de cabeça na rivalidade entre James Hunt e Niki Lauda, tudo em uma temporada eletrizante da F1 em 1976.
Outro prato cheio é “Ford vs. Ferrari” (2019), onde Matt Damon e Christian Bale contam a história de como a Ford tentou desbancar a Ferrari nas 24 Horas de Le Mans de 1966. Uma verdadeira corrida de emoções!
E agora, um documentário que vai fazer seu coração acelerar: “Senna” (2010) é uma ode ao ícone Ayrton Senna, trazendo uma visão íntima e cheia de reviravoltas da vida desse lendário piloto.
Se você for mais fã dos clássicos, não pode deixar de conferir “Grand Prix” (1966), que traz a vida de quatro pilotos em uma temporada fictícia de Fórmula 1, com sequências de corrida que até hoje são de fazer o coração parar!
Por último, um pouco de diversão: “Dias de Trovão” (1990), com Tom Cruise competindo no mundo da NASCAR. Embora mais voltado para as corridas de stock car, o filme capta toda aquela adrenalina e os desafios do dia-a-dia dos pilotos.
Preparem os pipocas e coloquem os cintos de segurança, porque o filme “F1” vem aí para agitar as telonas!