Na última quinta-feira, dia 9 de janeiro, o Rio de Janeiro foi tomado por uma dose extra de samba com a estreia do espetáculo “Martinho, Coração de Rei – O Musical”! A produção, dirigida pelo querido Miguel Falabella, é uma bela homenagem às raízes africanas do icônico Martinho da Vila e faz a gente balançar junto com a essência da vida e obra do grande sambista. O palco do Teatro Riachuelo se transformou num verdadeiro carnaval de emoções e histórias!
A dramaturga Helena Theodoro, que arrebenta na pesquisa sobre cultura africana, traz pro palco uma celebração da rica trajetória do samba, recheada de lendas e mitos afro-brasileiros. E, claro, não poderia faltar as vibrantes rodas de samba, com participações especiais de renomados sambistas que chegaram pra deixar o clima ainda mais animado!
Entre os destaques do elenco, não poderíamos deixar de mencionar os netos do sambista, Dandara e Guido Ventapane, que devem estar super orgulhosos de honrar essa tradição. Eles se juntam a um time de 20 atores-cantores-bailarinos e uma orquestra de oito músicos. Essa produção é pura celebração: família, música e a cultura negra brasileira em seu esplendor!
E olha que o negócio é grande, viu? São mais de 300 profissionais envolvidos diretamente nessa festa! O musical “Martinho, Coração de Rei” é tipo um divisor de águas no teatro brasileiro. Com 250 figurinos elaborados por Cláudio Tovar – e feitos por mulheres que saíram do sistema prisional em parceria com o Instituto Humanitas360 – é dorama, glamour e solidariedade tudo junto e misturado!
A cenografia criativa e a trilha sonora, repleta de sucessos de Martinho, são os toques finais dessa obra-prima. Prepare-se: o musical é dividido em dois atos e, com 150 minutos de duração (incluindo um intervalo pra recuperar o fôlego e pegar um lanche), você vai querer se jogar nesse sambão e sair do teatro com o coração pulsando em ritmo de samba!