"500 FPS é para os fracos: Jogador tenta conquistar o mundo a 600 FPS!"
Uma das maiores preocupações dos gamers é uma dúvida que atormenta as mentes brilhantes: qual é a quantidade mágica de FPS? Para quem joga em console, a briga é entre 30 e 60 FPS – isso se não estiver jogando no modo "tartaruga". Mas os valentes guerreiros do PC não se contentam com pouco e vivem na montanha-russa dos 100 ou 200 FPS. E aí que um desses intrépidos decidiu que a regra é: quanto mais, melhor! O camarada resolveu desafiar o universo gamers e jogar Valorant a impressionantes 600 FPS. Isso mesmo, 600!
"Efeito Força 600: Desafiando os limites (e a lógica)"
Na hora da treta, quem joga um título de tiro ou luta sabe que um FPS elevado pode ser a diferença entre a vitória e a derrota. Por isso, nosso destemido aventureiro quis experimentar o jogo da Riot Games em uma dimensão além da imaginação (endereço da Nárnia?). Mas, aqui vai o spoiler: a galera geek de um portal gringo (que não vamos mencionar, porque vamos deixar umas coisas no ar) avisou que jogar a 600 FPS é tão útil quanto tentar correr de salto alto – já que não existe monitor que suporte essa taxa maluca!
"Fazendo contas de consumo: a matemática da jogatina"
Então vamos esclarecer a relação entre monitores e FPS de maneira simples: imagine que você tem um carrão esportivo, mas as ruas que você dirige são todas esburacadas! O que adianta acelerar se você não consegue acompanhar? Em bom português, a quantidade de FPS que você obtém na sua jogatina depende da taxa de atualização do seu monitor. Ou seja, não adianta nada ter 120 FPS se o seu monitor é de 60 Hz. Ele vai exibir o máximo de 60 e deixar o resto no limbo da frustração.
E não para por aí! A Acer decidiu lançar um monitor com 600 Hz (é isso mesmo, 600 Hz!) que deve aterrissar no mercado em 2025. O modelo Acer Nitro XV240 F6 promete agitar os gamers e, com um precinho sugerido de US$ 599 (cerca de R$ 3.700 na nossa amada conversão), é melhor preparar o bolso. E claro, aqui no Brasil, podemos esperar que esse valor seja multiplicado por 10, porque "Brasil, meu amor"!
Então, se você está sonhando em estar entre os grandes, é bom ter um monitor à altura – e um bolso preparado para a ousadia. Porque, afinal, quem disse que jogar no conforto da casa é barato?